Vagas de emprego em crescimento durante a pandemia.

Compartilhe :

É possível perceber que durante a pandemia foram encerrados muitos contratos de trabalho e várias empresas não conseguiram manter boa parte do quadro de colaboradores. Porém, com a gradual retomada da economia, foi possível verificar a abertura de mais e mais vagas.

Houve também um crescimento de demanda na área de serviços e tecnologia. Sendo um reflexo do mercado de trabalho, que possibilita a abertura de novos postos de trabalho na área em questão.

O BNE (Banco Nacional de Empregos) divulgou um levantamento que mostra que algumas profissões tiveram um grande crescimento de vagas devido à mudanças no comportamento de consumidores e empreendedores. Esse aumento foi relatado em profissões como desenvolvedor, entregador, ajudante geral, motoboy e analista de marketing digital.

Para o Presidente do BNE, Marcelo Abreu, a pandemia trouxe uma nova tendência para o mercado e durante esse período, vários consumidores optaram por serviços de delivery e e-commerce. São essas áreas que as empresas estão ampliando e oferecendo mais vagas.

Durante a pandemia, ainda é possível encontrar aumento de oportunidades em serviços que aumentaram a demanda, por exemplo Logística e Tecnologia.

Cargos de vendedor, atendente, gerente e supervisor de e-commerce são exemplos desse aumento durante a pandemia, devido a um aumento expressivo na demanda pelo comércio eletrônico.

Outra área que não poderia faltar, é a área da saúde. Cargos como fisioterapeuta respiratório e hospitalar cresceram mais de 900% desde março.

Além de áreas como comércio eletrônico, atendimento e saúde, outras vagas tiveram crescimento bastante expressivo, como as relacionadas à indústria, por exemplo técnico de manutenção industrial, operador de empilhadeira, auxiliar de logística e auxiliar de produção.

O aparecimento de vagas no setor comprova a tendência de retomada da produção da indústria nacional, tendo sido um dos mais afetados durante os primeiros meses da pandemia,  com mudanças consideráveis e espontâneas dos modos de consumo da população.

O que podemos esperar? Bom, vários termos diferentes foram introduzidos no cotidiano de muita gente esse ano, como Home Office, videoconferência, flexibilidade, etc. A quarentena forçou várias empresas a flexibilizar seus postos de trabalho, oferecendo aos funcionários uma oportunidade de trabalhar remotamente e muitas pretendem manter o home office até mesmo depois da pandemia.

É muito claro que a pandemia mudou os hábitos de consumo da população, impactando diretamente as oportunidades de trabalho e profissões em alta para 2020. Diante disso, os colaboradores e a empresa tiveram que se reinventar.

Organizações que investem cada vez mais em tecnologia, oferecendo serviços e produtos num meio digital e com um bom atendimento ao cliente ganharão cada vez mais espaço.

Ainda existem algumas tendências de mercado que foram postas em prática de maneira “forçada”, mas que trouxeram avanços tecnológicos positivos para nossas rotinas. Alguns deles são: home office, como citado previamente, demandas mais flexíveis, demanda por qualificação, engajamento virtual e bom atendimento ao cliente, mudanças nos processos seletivos, melhorias no mercado de conexão digital, ambientes físicos de trabalho mais amplos e seguros, etc.

Inclusive algumas empresas cresceram muito durante a pandemia, como a Amazon ou Magazine Luiza. Com o aumento das compras online, elas dispararam e se tornaram referência para diversos mercados. Essas empresas já tinham um grande foco em vendas online, isso pode ter facilitado o crescimento delas, mas a oportunidade está disponível para todas, é necessário um bom planejamento e investimento para que faça sua adaptação às vendas online.

E você? Como foi lidar com o seu trabalho na pandemia? Comente sua experiência e o que vê para o futuro! Curta nossas redes sociais para ver mais informações e novidades!

Deixe o seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviando