Pré-carregador

Carregando

Funções da área de Recursos Humanos

Compartilhe :

Ainda existem muitos profissionais que se perguntam o que a área de Recursos Humanos faz nas empresas. Isso pode acontecer pois não houve a desassociação do processo de desenvolvimento de pessoas, retenção e captação de talentos dos processos administrativos do departamento pessoal.

Com a competitividade do mercado crescendo cada vez mais, o RH vem se tornando mais estratégico dentro das organizações, cabendo a ele conduzir questões que estão ligadas diretamente a funcionários e a organização, mediando necessidades da empresa e do capital humano em prol do sucesso do negócio.

Os empresários, percebem que o maior ativo dos negócios deles são as pessoas, as quais são consideradas como capital humano. Para gerir esse capital, deve-se contar com uma área especializada em utilizar este recurso da melhor forma possível, que é o setor de Recursos Humanos.

Esse setor é formado por profissionais que são especialistas em gestão de pessoas e devem estar prontos para conduzir os talentos para o nível de desenvolvimento desejado pela empresa.

Entre algumas funções delegadas ao departamento de RH está a identificação de necessidades e expectativas das empresas e funcionários. Uma boa comunicação entre empresa e colaboradores faz com que a organização tenha condições de evoluir muito mais.

O setor de Recursos Humanos é quem vai levar incentivos aos colaboradores para os mesmos trabalharem com motivação. Para isso, organizam treinamentos, comemorações, eventos que têm relação com a área de atuação da empresa e outras atividades. Tudo isso, para aumentar o desempenho dos profissionais e para manter a empresa competitiva no mercado.

O setor de RH também é responsável pelo processo de atração, seleção, entrevista e contratação de novos talentos. Este procedimento pode ser realizado internamente (abrindo vagas que são direcionadas à colaboradores que já fazem parte da empresa) ou também externamente (quando os profissionais são buscados no mercado de trabalho).

Uma das principais atividades também é a alocação dos profissionais, que é basicamente a definição das funções e cargos dos que estão sendo contratados. Em caso de mudanças internas também, no caso dos indivíduos que já fazem parte do quadro de colaboradores. O trabalho precisa ser realizado com base no plano de cargos e salários da empresa para cada função, devendo alinhar-se com as tarefas desempenhadas pelos colaboradores.

A integração de novos funcionários é outro objetivo importante. Apresenta para o recém contratado a cultura, condutas e normas da organização, além de avaliar o desempenho dos colaboradores de forma geral. O treinamento e desenvolvimento incentivam novas habilidades técnicas, comportamentais e emocionais dos colaboradores, ampliando e aperfeiçoando os conhecimentos já existentes.

RH faz um trabalho de identificação de falhas dentro da equipe. Com os dados, são escolhidos os treinamentos mais alinhados com as demandas de desenvolvimento.

A retenção de talentos consiste em desenvolver estratégias para a diminuição da rotatividade das vagas na empresa, assim como atrair e mantê-los. O mercado necessita de profissionais talentosos e diferenciados, esse é o maior desafio do setor de Recursos Humanos. Para atrair e manter os melhores colaboradores, precisa-se oferecer benefícios atraentes, montar planos de carreira, gerir o clima organizacional e outras questões.

Os benefícios fazem parte dos maiores atrativos profissionais de uma empresa. Isso acontece pois, além do salário, é conferida a oportunidade de uma remuneração indireta ao colaborador. Pode ser um plano de saúde, auxílio alimentação, bolsas de estudos, entre outros. Portanto, é função do RH realizar a distribuição dos benefícios aos colaboradores da organização.

Além disso, é também responsabilidade do setor de Recursos Humanos a implementação da política de planejamento de carreira, conduzindo os colaboradores para o crescimento na empresa.

RH deve pesquisar valores de remunerações e tipos de atribuições a cada cargo. De forma prática, essa ação contribui para a definição, com boa chance de acerto do plano de cargos da companhia. 

Sendo assim, o setor de Recursos Humanos possui muitas atividades a serem realizadas no dia a dia. Uma empresa com uma gestão de pessoas organizada, transparente e eficiente, irá gerar mais lucros e manter seus funcionários com mais facilidade, comparando-se à empresas que não possuem um setor de RH ou o mesmo não é organizado.

O que achou dessas informações? Você sabia de todas essas funções de Recursos Humanos? Comente aqui embaixo sobre e entre em nossas redes sociais para saber mais!

Deixe o seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos posts

Enviando