A triagem de currículo ainda é a etapa mais utilizada no processo de recrutamento e seleção adotado pelas empresas e, às vezes, é a primeira vez que um candidato tem contato com a empresa.
É importante lembrar que os recrutadores geralmente recebem de duzentos a quinhentos currículos logo após a publicação do trabalho. Desta forma, detalhes que são inúteis para uma contratação são um grande problema, podendo eliminar imediatamente seu currículo.
Serão comentados alguns dos erros mais comuns que vimos nas seleções para que você possa conferir o seu currículo e verificar se ele corresponde à próxima vaga que você se candidatar:
- Currículo com tamanho inadequado: Um currículo muito objetivo, apesar de atender o requisito de ter no máximo duas páginas, pode pecar pela falta de informações. Um currículo muito extenso pode dificultar a análise do recrutador, tirando a atenção dos principais pontos de seu histórico profissional. Sendo assim, escrever o seu currículo com um detalhamento adequado é muito importante.
- Dados de contato incorretos: O seu currículo pode atender a todos os requisitos da vaga, porém, o que acha que acontecerá caso haja um erro no número de telefone informado ou no e-mail descrito? Um pequeno erro de digitação será a diferença entre receber o contato para o agendamento de entrevistas e a decepção do recrutador em não conseguir falar com você.
- Objetivo focando cargos e áreas distintas: O desespero por conseguir um emprego em épocas de baixa demanda está presente em muitos profissionais. Isto pode fazer o candidato concorrer a qualquer vaga na qual ele já possua alguma experiência. Porém, se está disposto a enviar seu currículo para vagas diferentes, crie um para cada oportunidade, descrevendo no objetivo, apenas o cargo e área que a empresa oferece.
- Experiências profissionais sem atribuições: Sempre que descrever seus trabalhos anteriores, liste, em tópicos, suas responsabilidades e atribuições no cargo. Deverá ser descrito o que você fazia na prática. Afinal, um gerente em uma micro empresa possui papel bem diferente de um gerente de uma multinacional. O recrutador deve visualizar quais são as suas reais experiências e se estão compatíveis com a vaga oferecida.
- Erros de Português: Nos dias de hoje, é muito simples qualquer pessoa possuir acesso a editores de texto que têm a ferramenta de correção ortográfica. Por isso, erros graves de português não são tolerados por profissionais de RH. Caso o candidato não dedique o mínimo de atenção na produção de um documento que resume o histórico profissional do mesmo, qual seria o nível de atenção que ele utilizaria em sua rotina profissional?
- Não fique se gabando: Adjetivos como ambicioso, perfeccionista, dinâmico, dedicado, entre outros não convencem um recrutador. Menções com elogios a si mesmo podem parecer arrogância ou falsidade. Caso o objetivo seja destacar as suas características, faça isso priorizando informações objetivas como experiência, resultados alcançados e projetos liderados.
- Não confunda objetivo profissional com apresentação: É um dos erros mais comuns nos currículos. As pessoas utilizam este campo para se apresentar para as empresas. Com isso, acabam se prolongando e escrevendo muita coisa. O ideal é ser breve, escrevendo apenas o cargo desejado e nível de interesse.
Assim, você consegue perceber que para ter um bom currículo é necessário focar na vaga que você deseja e ser claro e objetivo nas suas experiências, informações que fazem sentido com a vaga são sempre importantes de colocar.
O que achou deste artigo? Você tem alguma dúvida de como montar seu currículo? Comente abaixo e veja nossas redes sociais para tirar suas dúvidas!
Deixe o seu comentário